A final do Aberto da Escócia

Um confronto entre Selby e O'Sullivan

Em primeiro lugar, o Aberto da Escócia desta semana definiu quem são os 32 jogadores que jogarão no World Grand Prix da próxima semana: Judd Trump, Neil Robertson, Mark Selby, Kyren Wilson, Zhou Yuelong, John Higgins, Ronnie O'Sullivan, Lu Ning, Martin Gould, Ding Junhui, Barry Hawkins, David Grace, Joe Perry, Shaun Murphy, Stuart Bingham, Jamie Jones, Jack Lisowski, Anthony McGill, Yan Jak Jones, Zhao Xintong, Mark Allen, Robbie Williams, Xiao Guodong, Hossein Vafaei, Ali Carter, Kurt Maflin, Li Hang, Liang Wenbo, Robert Milkins e Michael Holt. É bom ver jogadores como Barry Hawkins, Ali Carter e Ricky Walden de volta a este tipo de evento. Infelizmente, grandes nomes como Stephen Maguire, David Gilbert, Mark Williams e Thepchaiya Un-Nooh estão fora.

Agora de volta ao Aberto da Escócia. O atual campeão mundial Ronnie O'Sullivan conseguiu chegar à final de um evento da série Home Nations mais uma vez. Ele tem experimentado diferentes solas no seu taco (4 no total) durante este torneio. Visivelmente insatisfeito com a sola em alguns momentos, ele ainda deu um jeito de vencer Allan Taylor (4-2), Chang Bingyu (4-1), Tian Pengfei (4-3), Robbie Williams (4-1), Ding Junhui (5-4) e Li Hang (6-4) para chegar à final. O jogo contra Ding foi o mais estranho que já vi. Todas as estatísticas apontam Ding como o vencedor, mas o jogador chinês perdeu a partida em uma negra.

Li Hang, da China, teve uma participação maravilhosa no torneio. Ele venceu o ex-campeão do Aberto da Inglaterra Stuart Bingham por 4-3 e o número um do mundo Judd Trump em outra negra, nas quartas-de-final, antes de jogar contra O'Sullivan hoje nas semifinais. Jogando com muita confiança e habilidade (lembre-se de que ele tinha acabado de derrotar Trump no dia anterior), ele fez tacadas de 51, 77, 62, 73 e 66 para abrir uma vantagem de 4-1 contra o campeão mundial. No entanto, mostrando grande resiliência, O'Sullivan revidou com tacadas de 84 e 87 para diminuir a diferença para 4-3. Li Hang teve a chance de liderar por 5-3, mas errou e permitiu que O'Sullivan empatasse a partida. Depois disso, tacadas de 93 e 59 colocaram O'Sullivan na final.

O outro finalista é o atual campeão Mark Selby. Ele jogou muito bem neste torneio. As vitórias contra Yuan Sijun, Nigel Bond, Mark Joyce e Lü Haotian o levaram às quartas-de-final, onde enfrentou Ricky Walden. Com ambos os jogadores jogando bem, a partida foi até a negra. Selby fez uma tacada de 58 para reservar seu lugar nas semifinais e manter suas esperanças de reter o título.

A partida de Selby contra Jamie Jones hoje foi simplesmente unilateral. Selby fez três tacadas centenárias que o ajudaram a construir uma liderança de 5-0. Jamie Jones fez uma tacada de 99 para evitar perder de zero, mas já era tarde demais para uma reação contra o melhor jogador do torneio. Selby conquistou uma vitória por 6-1 com uma tacada de 93 no frame 7. Jamie Jones teve uma bela participação no torneio, no entanto. Ele confortavelmente derrotou Kyren Wilson por 5-1 nas quartas-de-final, mas infelizmente não teve muitas chances hoje.

Selby tem sido um dos jogadores mais consistentes nesta temporada, juntamente com Judd Trump e Niel Robertson. O australiano tirou uma semana de folga após vencer o UK Championship na semana passada, quando jogou uma final inesquecível contra Judd Trump. Quanto a Trump, acho notável o fato de que ele chegou às quartas-de-final depois de jogar tantas partidas durante esta temporada. Trump venceu o Aberto da Inglaterra em outubro e o Aberto da Irlanda do Norte em novembro e estava tentando obter um terceiro troféu da série Home Nations. Além disso, ele havia chegado às semifinais em todos os torneios que disputou no início desta temporada.

O atual campeão Mark Selby

Selby ganhou o European Masters em setembro. O'Sullivan ainda não ganhou um título desde que se tornou campeão mundial pela sexta vez. Eu penso em Selby como o sendo um leve favorito. No entanto, quando Ronnie O'Sullivan está jogando bem, ele é muito difícil de vencer. Na última vez em que ambos os jogadores se encontraram, em Sheffield, O'Sullivan estava perdendo de 14-16 quando ele despertou alguma coisa em seu jogo e ganhou três frames consecutivos para garantir seu lugar na final. Selby terá sua vingança amanhã? O'Sullivan vai trazer seu jogo A para ganhar seu primeiro título da temporada? A verdade é que não faço ideia do que vai acontecer. A única coisa que sei é que será um bom domingo de sinuca.

Crédito da imagem: wst.tv
Imagem de fundo de Manfred Richter por Pixabay