A sinuca em janeiro - parte 2

O German Masters

Deixe-me continuar de onde eu parei... O Masters tem um novo campeão: o jovem jogador chinês Yan Bingtao, que perdia de 5-3 e depois de 7-5 quando virou o jogo e garantiu a vitória mais importante de sua carreira contra um dos maiores jogadores de todos os tempos, John Higgins. O estreante Yan Bingtao venceu o escocês por 10-8 para colocar as mãos no Troféu Paul Hunter. E vamos dizer o que tem que ser dito: a sinuca desse joven é muito madura para sua idade (ele tem apenas 20 anos), o que, na minha opinião, permitiu que ele competisse com um grande estrategista como Higgins. E aqui vai um singelo conselho: ele poderia começar a praticar seu inglês porque provavelmente ele vai conceder entrevistas com bastante frequência a partir de agora.

E então veio o novo torneio, WST Pro Series, cujo formato consiste em grupos de oito jogadores onde todos jogam contra todos e os dois melhores se classificam para a próxima fase. No momento, 16 jogadores se classificaram vindos de oito grupos: Shaun Murphy, Louis Heathcote, Kyren Wilson, Akani Songsermsawad, Stuart Bingham, Sam Craigie, Martin O'Donnell, Lu Ning, Zhao Xintong, Dominic Dale, Luo Honghao, Zhou Yuelong, Joe Perry, Xiao Guodong, Jack Lisowski e Luca Brecel. Entre os 16 melhores do mundo, apenas Thepchaiya Un-Nooh está fora deste evento; a competição deve ser retomada em março, após alguns eventos que a precedem no calendário frenético da sinuca.

Judd Trump e Jack Lisowski estão disputando a final dos German Masters enquanto escrevo este post. Higgins testou positivo para COVID-19 e não pôde competir. A final do World Grand Prix também foi disputada entre esses dois jogadores, e Trump se tornou o campeão. Portanto, Lisowski tem a oportunidade de se vingar hoje contra o atual campeão (e sim, Trump é o atual campeão de muitos torneios). Trump derrotou Mark Davis, Joe Perry e Ding Junhui esta semana. Ele garantiu seu lugar na final de hoje vencendo Barry Hawkins nas semifinais ontem. Trump estava perdendo de 5-1 quando conseguiu produzir uma virada de tirar o fôlego fazendo três tacadas centenárias consecutivas (131, 131 e 100) para reduzir a diferença no placar. Hawkins estava jogando bem e havia feito alguns centenários na partida (101 e 140), mas Trump mostrou aquela sua sinuca de melhor do mundo nos frames 7, 8 e 9. Hawkins teve a chance de conquistar a vitória no frame 10, mas errou uma vermelha na caçapa do meio, permitindo assim que Trump fizesse uma tacada de 67 para levar a partida a um frame decisivo. E novamente, Hawkins teve suas chances, mas não conseguiu tirar vantagem disso. Trump chegou a mais uma final no ranking nesta temporada e é um forte favorito para manter seu título do German Masters.

O outro finalista, Jack Lisowski, derrotou Louis Heathcote, Luca Brecel e Stuart Bingham para chegar às semifinais. Ele conquistou uma vitória por 6-2 contra Tom Ford ontem para chegar à final de hoje. Lisowski abriu uma vantagem de 3-0 (com duas tacadas de 68) e Tom Ford respondeu com uma tacada centenária (104). Eles dividiram os próximos frames (cada um ganhou um) e Lisowski fez tacadas de 81 e 87 para ganhar os dois últimos frames. Como escrevi no meu post anterior, é bom vê-lo jogando tão bem. Trump está liderando por 7-1 ao final da primeira sessão e é muito improvável que perca o jogo, mas é uma grande conquista para Lisowski apenas estar em duas finais consecutivas em torneios no ranking. O título inaugural de Lisowski pode não vir hoje, mas virá em breve se ele mantiver a sinuca que vem jogando atualmente. De qualquer forma, esta é sua segunda final consecutiva no ranking contra Trump. Eles não puderam competir no Masters porque ambos os jogadores testaram positivo para COVID-19 e foram forçados a se retirar da competição.

Há muita sinuca para ser jogada em fevereiro. O Shoot Out começa em poucos dias na Arena MK e será seguido pela teimosa Championship League Snooker. O último evento da série Home Nations — o Aberto do País de Gales — acontecerá de 15 a 21 de fevereiro no... País de Gales! O local se chama Celtic Manor Resort e Shaun Murphy é o atual campeão. Finalmente, o último torneio do mês de fevereiro é o prestigiado Players Championship. Aproveitem!

Crédito da imagem: wst.tv